A escola precisa ver a informática como uma ferramenta e não com um passatempo nas bibliotecas ou como uma forma de pesquisa de trabalhos. Nos dias atuais muitas novidades estão sendo criadas e assim contribuindo de forma significativa para o uso das tecnologias no ambiente escolar. Os educadores precisar estar sempre atualizados sobre as novidades tecnológicas e utilizá-las no desenvolvimento de suas aulas.
É isso mesmo, Raíssa.Os professores não estão preparados para esse advento que é a Informática na sala de aula, com o objetivo de transformar a prática pedagógica e dar um outro sentido ao aprendizado. Digo por mim mesma. No meu município foram distribuídos Netbooks para todos os alunos da rede.No entanto, não houve o aproveitamento que poderia,se os profissionais soubessem como lidar com a ferramenta. Por fim as crianças estão utilizando o equipamento para ouvir músicas e jogar,pouco se utiliza em sala de aula.
É verdade, as crianças usam esses equipamentos para a diversão. Os professores devem aproveitar esse interesse no planejamento de suas aulas. Mas a realidade da formação de professores e o desenvolvimento de suas práticas, na maioria dos casos não relaciona as novas tecnologias com a educação. Falo por experiência, no meu curso de formação professores de ensino médio, foram poucas as atividades planejadas para a educação infantil e ensino fundamental com o uso da informática.
E como os alunos estão trocentos anos a nossa frente fica muito fácil utilizar os equipamentos como bem entendem, já que os profissionais se encontram congelados no tempo.
A escola precisa ver a informática como uma ferramenta e não com um passatempo nas bibliotecas ou como uma forma de pesquisa de trabalhos. Nos dias atuais muitas novidades estão sendo criadas e assim contribuindo de forma significativa para o uso das tecnologias no ambiente escolar. Os educadores precisar estar sempre atualizados sobre as novidades tecnológicas e utilizá-las no desenvolvimento de suas aulas.
ResponderExcluirÉ isso mesmo, Raíssa.Os professores não estão preparados para esse advento que é a Informática na sala de aula, com o objetivo de transformar a prática pedagógica e dar um outro sentido ao aprendizado.
ResponderExcluirDigo por mim mesma. No meu município foram distribuídos Netbooks para todos os alunos da rede.No entanto, não houve o aproveitamento que poderia,se os profissionais soubessem como lidar com a ferramenta.
Por fim as crianças estão utilizando o equipamento para ouvir músicas e jogar,pouco se utiliza em sala de aula.
É verdade, as crianças usam esses equipamentos para a diversão. Os professores devem aproveitar esse interesse no planejamento de suas aulas. Mas a realidade da formação de professores e o desenvolvimento de suas práticas, na maioria dos casos não relaciona as novas tecnologias com a educação.
ResponderExcluirFalo por experiência, no meu curso de formação professores de ensino médio, foram poucas as atividades planejadas para a educação infantil e ensino fundamental com o uso da informática.
E como os alunos estão trocentos anos a nossa frente fica muito fácil utilizar os equipamentos como bem entendem, já que os profissionais se encontram congelados no tempo.
ResponderExcluir